PROJETO DE REDAÇÃO: CAMPANHAS COMUNITÁRIAS
PROJETO DE REDAÇÃO: CAMPANHAS
COMUNITÁRIAS
JUSTIFICATIVA:
Aprender a ler, escrever e falar
bem ao público, consciente de seu papel como cidadão, abre ao indivíduo portas
para uma visão diferente do mundo, às novas oportunidades de compreensão e
interação. Sendo uma poderosa ferramenta nos caminhos do saber. Quando um aluno
lê, escreve e fala interagindo com o mundo, ele adquire os requisitos
necessários para ter sucesso em qualquer disciplina, como em qualquer campo da
vida, pois, interpretando e desenvolvendo a capacidade de recontar numa
perspectiva crítica as informações que assimilou, além de elaborar novas
produções, o estudante constrói conhecimentos.
Considerando essa realidade, o
Projeto de Redação: Campanhas Comunitárias foram elaboradas, visando oferecer
aos alunos oportunidades de melhor desenvolver suas competências de leitura e
escrita, além de manifestar sua noção de cidadão ativo e consciente, certamente
é aquele que melhor consegue realizar uma leitura de mundo que o possibilite
tornar-se um agente transformador, construtor da própria história.
PÚBLICO ALVO: 7 ano C – Vespertino da Escola Estadual Presidente Vargas
OBJETIVO GERAL:
· Pesquisar,
ler, escrever e divulgar os trabalhos individuais e de equipe para a comunidade
escolar e local na fecatec.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Incentivar
os alunos a terem o hábito à pesquisa;
· Ensinar a escrever parágrafos dissertativos informativos;
· Induzir a leitura individual e discussão em equipe sobre o tema escolhido;
· Criar mecanismos tecnológicos para produções textuais;
· Trabalhar a cidadania de forma que se reconheçam como protagonistas.
· Desenvolver a autoestima, nas apresentações individuais e coletivas.
PERCURSO METODOLÓGICO:
· Ensinar a escrever parágrafos dissertativos informativos;
· Induzir a leitura individual e discussão em equipe sobre o tema escolhido;
· Criar mecanismos tecnológicos para produções textuais;
· Trabalhar a cidadania de forma que se reconheçam como protagonistas.
· Desenvolver a autoestima, nas apresentações individuais e coletivas.
PERCURSO METODOLÓGICO:
· Pesquisa
em sites da internet sobre o conteúdo do
tema da campanha comunitária escolhido pela equipe;
· Realização
de postagens individuais (redações) no link específico para cada equipe no
blog: http://qeducar.blogspot.com
· Trabalho
em equipe digitado sobre o tema de cada uma;
· Divulgação
oral nas salas de aulas da escola nos turnos em que a equipe não está de aula e
através de cartazes produzidos pelos alunos;
· Apresentação
das equipes na culminância, através de teatro, dança, música, palestra,
reportagem e slides.
RECURSOS:
· Acesso internet na escola / em casa
· Cartolinas, papel madeira, papel ofício A4, duplex, pincéis atômicos, lápis e canetas;
· Espaço físico da escola (pátio) para as apresentações;
· Professor, Coordenadores, alunos
· Acesso internet na escola / em casa
· Cartolinas, papel madeira, papel ofício A4, duplex, pincéis atômicos, lápis e canetas;
· Espaço físico da escola (pátio) para as apresentações;
· Professor, Coordenadores, alunos
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
· Divulgação nas salas de aulas o projeto: 23/07 à 25/07;
· Pesquisas pelos alunos e planejamento e esboço dos trabalhos : 26/07 à 31/07;.
· Postagens (redações) individuais no blog: 02/08 à 05/08;
· Confecção dos trabalhos a serem expostos: 02/08 à 07/08
· Organização dos trabalhos na escola pelos grupos: 08/08
· Divulgação: 9 e 10 de agosto na FECATEC
· Divulgação nas salas de aulas o projeto: 23/07 à 25/07;
· Pesquisas pelos alunos e planejamento e esboço dos trabalhos : 26/07 à 31/07;.
· Postagens (redações) individuais no blog: 02/08 à 05/08;
· Confecção dos trabalhos a serem expostos: 02/08 à 07/08
· Organização dos trabalhos na escola pelos grupos: 08/08
· Divulgação: 9 e 10 de agosto na FECATEC
AVALIAÇÃO:
Será avaliado:
· A participação e envolvimento dos alunos nas atividades;
· A interação entre os elementos do grupo;
· A apresentação pontual dos materiais solicitados (pesquisa e textos produzidos);
· A apresentação oral do material pesquisado;
· A postura do estudante no momento das apresentações públicas
Comentários
Postar um comentário