Orações Subordinadas

Exercícios - Orações Subordinadas I

 



1) Esse texto classifica-se como:
a) reportagem            b) publicidade          c) notícia               d) carta

2) Qual é o objetivo desse texto?

3) Como funciona a promoção?

4) A promoção apresentada funciona em todos os dias da semana? Explique.

5) No período “Mandar um Claro torpedo é como dar beijo na boca”, a oração em destaque tem como função comparar o ato de mandar torpedo com o ato de beijar. Logo, classifica-se como subordinada adverbial:
(  ) Final          (  ) Comparativa       (  ) Conformativa     (  ) Condicional

6) Em “Quando você começa, não quer mais parar”, a oração em destaque indica o momento em que ocorre o fato apresentado na oração principal. Portanto, classifica-se como subordinada adverbial:
(  ) Temporal              (  ) Proporcional         (  ) Consecutiva      (  ) Causal

7) Transforme as frases a seguir em períodos compostos por subordinação, relacionando-as por meio da conjunção subordinativa adverbial indicada entre parênteses, conforme o exemplo:
Exemplo: Eu me formei e me mudei pra cá. (depois)
                 Depois que eu me formei, mudei-me para cá.

a) Nosso ônibus se adiantou e chegamos cedo. (porque)

b) Os fornos de micro-ondas são práticos e muitas pessoas os compram. (tão... que)

c) Termine sua tarefa e você irá ao jogo de futebol. (desde que)

d) Sua moto é econômica e a minha também é. (tão... quanto)

e) A hora da prova se aproximava e a tensão aumentava. (à medida que)


Respostas:
1)  b) publicidade
2) Divulgar a promoção de torpedos da Claro.
3) Todos os sábados os torpedos têm 50% de desconto, saindo a R$0,14.
4) Não, funciona apenas aos sábados.
5) Comparativa
6) Temporal
7) a) Chegamos cedo porque nosso ônibus se adiantou.
b) Os fornos de micro-ondas são tão práticos que muitas pessoas os compram.
c) Você irá ao jogo de futebol desde que termine sua tarefa.
d) Sua moto é tão econômica quanto a minha.
e) À medida que a hora da prova se aproximava, a tensão aumentava.



Exercícios - Orações Subordinadas II



O astrônomo
(Esopo)
Um astrônomo gostava de fazer passeios noturnos para olhar as estrelas. Certa vez ia tão distraído que caiu num poço. Enquanto tentava sair, seus gritos de socorro atraíram a atenção de um homem que passava. Ao ser informado do que havia acontecido, o homem riu e disse:
— Meu bom amigo, tanto o senhor se esforçou para olhar o céu que não se lembrou de olhar o que tem debaixo dos pés!

Moral: É fácil deixar de ver o óbvio.

1) Qual dos ditados populares a seguir transmite o ensinamento do texto?
(  ) Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.
(  ) Quem olha muito para longe, não vê o que está perto.
(  ) A sorte de uns é o azar de outros.
(  ) A ocasião faz o ladrão.

2) No período “Um astrônomo gostava de fazer passeios noturnos...”, a oração em destaque completa do sentido do verbo “gostava”, ligando-se a ele por meio de uma preposição (de). Logo, essa oração é subordinada substantiva:
(  ) subjetiva                (  ) objetiva direta                   (  ) completiva nominal
(  ) predicativa             (  ) objetiva indireta                (  ) apositiva

3) No período “Um astrônomo gostava de fazer passeios noturnos para olhar as estrelas”, a oração em destaque serve para indicar o objetivo do fato da oração principal. Sendo assim, essa oração é subordinada adverbial:
(  ) Causal    (  ) Proporcional   (  ) Temporal      (   ) Final

4) Em “Ia tão distraído que caiu num poço” e “tanto o senhor se esforçou para olhar o céu que não se lembrou de olhar o que tem debaixo dos pés.”, as orações em destaque servem para indicar a consequência dos fatos da oração principal. Logo, classificam-se como subordinadas adverbiais:
(  ) Temporais    (  ) Concessivas     (  ) Consecutivas    (  ) Condicionais

5) A oração “Enquanto tentava sair, seus gritos de socorro atraíram a atenção de um homem...”, a oração em destaque serve para informar o momento em que aconteceu o fato da oração principal. Portanto, classifica-se como subordinada adverbial:
(  ) Comparativa    (  ) Temporal      (  ) Final         (  ) Conformativa

6) Em “... seus gritos de socorro atraíram a atenção de um homem que passava”, a oração em destaque tem função de adjetivo, caracterizando a palavra “homem”, esclarecendo que se refere especificamente ao homem que passava. Dessa forma, a oração em destaque é subordinada adjetiva:
( ) restritiva                            ( ) explicativa



Respostas:
1)  Quem olha muito para longe, não vê o que está perto.
2) objetiva indireta
3) final
4) consecutivas
5) temporal
6) restritiva


Exercícios - Orações Subordinadas III


1) O poema intitula-se ‘Dúvidas’.
a) Que tipo de dúvida o eu-lírico (voz que fala no poema) demonstra ter?

b) Ele tem certeza sobre a vontade da menina? Justifique.

c) Os versos “Ah, como grita o meu peito... Cala a boca, coração!” demonstram que sentimento por parte do eu-lírico?

d) Afinal, por que ele está se sentindo assim com relação ao beijo?

e) O que o impede de demonstrar seus sentimentos e tomar a iniciativa?


2) Observe que a 1ª e a 5ª estrofe são iguais. Que efeito essa repetição causa?
( ) Reforça a dúvida que ele sente e sua insegurança.
( ) Mostrar que a menina está mesmo em dúvida.

3) O poema apresenta algumas orações subordinadas substantivas, todas do mesmo tipo. Observe:
“eu sinto que ela quer.”
“eu acho que não.”
“Ela não pode desconfiar que este vai ser o meu primeiro...”
Todas essas orações têm a função de completar o sentido do verbo da oração principal. Sendo assim, classificam-se como:
(  ) subjetivas               (  ) objetivas diretas                   (  ) completivas nominais
(  ) predicativas            (  ) objetivas indiretas                (  ) apositivas


Respostas:
1) a) Se beija ou não beija a garota.
b) Não, porque ele diz que às vezes sente que ela quer e às vezes acha que não.
c) Ele está nervoso, ansioso, com o coração a mil.
d) Porque é seu primeiro beijo.
e) A vergonha e a falta de jeito.

2) Reforça a dúvida que ele sente e sua insegurança.

3) objetivas diretas

Exercícios - Orações Subordinadas IV



1) Apesar de o texto não ser claramente um anúncio, ele tem elementos que se relacionam com a publicidade.
a) Qual é seu público-alvo?

b) A que comemoração ele se refere?  

c) Quem é o anunciante?  

d) Que produtos ele promove?  

e) Esses produtos não são muito comuns como presente, mas o anúncio usa um bom argumento para convencer os compradores. Por que seria bom dar produtos de limpeza às mães?


2) No segundo quadrinho, a oração “É bom ir pensando” está reduzida. Sua forma desenvolvida seria “É bom que você vá pensando”. Nesse caso, temos uma oração subordinada substantiva que exerce função de sujeito da oração principal “É bom”. Sendo assim, classifica-se como:
( ) subjetiva                 ( ) objetiva direta                     ( ) completiva nominal
( ) predicativa              ( ) objetiva indireta                   ( ) apositiva

3) No último quadrinho há uma oração subordinada substantiva: “Não se esqueçam de que uma mãe cansada bate com menos força”. Essa oração completa o sentido do verbo “esqueçam”, portanto classifica-se como:
(  ) subjetiva                 (  ) objetiva direta                     (  ) completiva nominal
(  ) predicativa              (  ) objetiva indireta                   (  ) apositiva


4) Explique o humor da tirinha.

5) Na oração “Acho que exagerei”, a oração subordinada substantiva em destaque completa o sentido do verbo “acho”. Portanto classifica-se como:
(  ) subjetiva                 (  ) objetiva direta                     (  ) completiva nominal
(  ) predicativa              (  ) objetiva indireta                   (  ) apositiva

6) Temos também, no 1º quadrinho, uma oração subordinada adverbial “Sapos coachampara atrair fêmeas”. Essa oração indica o objetivo do fato expresso na oração principal. Logo, classifica-se como:
(  ) temporal                 (  ) condicional             (  ) final             (  ) concessiva


Respostas:
1)
 a) Os filhos.
b) Ao Dia das Mães.
c) A mercearia Manolo.
d) Sabões e panos de chão.
e) Porque a mãe ficaria cansada de trabalhar e mãe cansada bate com menos força.
2) Subjetiva
3) Objetiva Indireta
4) O sapo exagerou tanto em seus exercícios que acabou emitindo um som parecido com o dos porcos.
5) Objetiva Direta
6) Final


Exercícios - Orações Subordinadas V


1) Quando a menina pergunta “Presa no tempo?” parece que ela vai ficar assustada com isso, que não vai gostar da ideia. O que surpreende o leitor?

2) Na tirinha temos uma oração subordinada adjetiva. Transcreva essa oração.
3) Essa oração subordinada adjetiva é restritiva ou explicativa?

4) Leia as orações a seguir e marque a opção correta:

Os alunos do 9º ano que fizeram bagunça estão sem recreio.
Os alunos do 9º ano, que fizeram bagunça estão sem recreio.

(  ) A 1ª frase indica que todos os alunos do 9º ano fizeram bagunça e estão sem recreio e a 2ª frase indica que apenas os alunos do 9º ano que fizeram bagunça estão sem recreio.
( ) A 1ª frase indica que apenas os alunos do 9º ano que fizeram bagunça estão sem recreio e a 2ª frase indica que todos os alunos do 9º ano fizeram bagunça e estão sem recreio.

5) Classifique as orações subordinadas adjetivas a seguir em restritiva ou explicativa:
a) Perdi o livro que o professor me emprestou.

b) Minha tia, que adora uma fofoca, espalhou a notícia para o bairro.

c) As crianças de rua, que não tiveram oportunidade, foram convidadas para cursos gratuitos.

d) Meu tio, que é advogado, orientou minha família no processo.
e) Os idosos que gostam de dançar se divertiram muito na festa.

f) Você é um dos poucos amigos em que eu confio.

g) Eu, que não sou perfeito, já errei muitas vezes.

h) Os artistas que declararam seu voto foram criticados.
i) Os artistas, que precisam de seus fãs, deveriam ser mais atenciosos.

j) O amor é um crime que não se pode realizar sem cúmplice.


Respostas:
1)  Que ela pede pra ficar presa no recreio.
2) Que eu vou desenhar em seu braço.
3) Restritiva
4) 2ª opção - A 1ª frase indica que apenas os alunos do 9º ano que fizeram bagunça estão sem recreio e a 2ª frase indica que todos os alunos do 9º ano fizeram bagunça e estão sem recreio.
5) 
a) restritiva
b) explicativa
c) explicativa
d) explicativa
e) restritiva
f) restritiva
g) explicativa
h) restritiva
i)  explicativa
j) restritiva

Orações Subordinadas  VI




1) Lendo apenas os dois primeiros quadrinhos, o que pensamos que o doutor está escrevendo na receita?

2) Que remédio o doutor passou para Helga?

3) Por que você acha que ele indica esse remédio para ela?

4) Em “Aqui está uma receita que vai lhe dar alívio imediato” há uma oração subordinada adjetiva. Transcreva essa oração e indique se é restritiva ou explicativa.

5) Em “O doutor disse que você deve partir para invadir a Inglaterra imediatamente”, a 1ª oração subordinada em destaque é substantiva e a 2ª é adverbial. Classifique-as:
a) “que você deve partir”
(  ) subjetiva                 (  ) objetiva direta
(  ) predicativa              (  ) objetiva indireta

b) “para invadir a Inglaterra imediatamente”
(  ) temporal      (  ) causal         (  ) final            (  ) concessiva

6) Se a oração fosse “O doutor tem certeza de que você deve partir para invadir a Inglaterra”, a oração em destaque seria subordinada substantiva:
(  ) objetiva direta                                 (  ) completiva nominal
(  ) objetiva indireta                              (  ) apositiva

7) Se no final da receita estivesse escrito: “Assim que Hagar viajar, você se sentirá melhor”, a oração em destaque seria subordinada adverbial:
a) causal                      c) condicional               e) concessiva
b) final                         d) temporal

Respostas:
1) Pensamos que ele está escrevendo o nome de algum remédio.
2) Ficar longe do Hagar, afastar-se dele.
3) Porque ele provavelmente é a causa dos problemas dela.
4) que vai lhe dar alívio imediato - restritiva.
5) a) objetiva direta    b) final
6) completiva nominal
7) temporal


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